terça-feira, 19 de abril de 2011

Chocolate: vilão ou amigo?

        O chocolate é um produto de sabor muito agradável, rico em gorduras, carboidaratos e muitas calorias. Com a chegada da Páscoa é comum o aumento do seu consumo, principalmente pela enorme variedade que enchem os nossos olhos.
        Um vilão pra quem deseja emagrecer e um amigo pra agilizar o raciocínio, melhorar o humor, combater o estresse, ansiedade, hipertensão e depressão, além de ser um excelente afrodisíaco. É um alimento benéfico à saúde, mas sem exageros no consumo.
        O chocolate é produzido a partir do cacau, sendo composto de massa de cacau, sacarose, manteiga de cacau e outros ingredientes adicionais. Contém gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, potássio, cobre, manganês, magnésio, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12, cafeína, feniletiamina e teobromina, que agilizam e estimulam o raciocínio. Os ansiosos, apaixonados e tensos sempre encontram alívio em uma barra de chocolate, que tem a capacidade de elevar os níveis de serotonina e endorfina causando sensação de bem estar, além de promover a disposição, evitar o mau-humor e a depressão.
        O chocolate também possui flavonóides - antioxidantes - que impedem que o colesterol LDL se acumule nas artérias e combatem os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce.
        Existem pessoas sensíveis aos componentes do chocolate, podendo se manifestar em forma de eczemas, insônia e enxaquecas, além de diarréia provocada pelo alto teor de gordura e açúcar, sendo recomendado o uso moderado ou extinção da dieta. Portadores de intolerância a glúten ou lactose devem ficar atentos aos rótulos das embalagens. Diabéticos devem consumir pequenas porções mesmo do chocolate dietético, pois são ricos em gorduras e calorias.
        Em especial na páscoa, devido a grande quantidade que as crianças ganham de presente, os pais devem oferecer o chocolate em pequenas porções ao longo do dia, afim de evitar problemas de falta de apetite, insônia, alergias e diarréia. O mesmo vale para os adultos.
        Aproveitem essa delícia que é o chocolate, mas faça dele o seu amigo, consumindo com cuidado!!

Um comentário: